quinta-feira, 1 de março de 2012

PRONTO PARA SUBIR

Veja como preparar seu sucessor e seja você o escolhido do chefe


Encontrar sucessores é uma tarefa que as empresas não cumprem. O profissional precisa assumir a responsabilidade por formar os próprios sucessores e assim se habilitar para uma promoção.

Deixar alguém pronto para assumir seu lugar, e ainda se preparar para posições mais altas, requer dedicação e pode levar de um a dez anos, dependendo do cargo. Se ao olhar para sua equipe você não vir sucessores, é hora de agir. A regra vale mesmo para quem não ocupa um cargo de gestão. A seguir você confere dicas para identificar e desenvolver um sucessor e também para entrar de vez na lista dos escolhidos do chefe.

 COMO PREPARAR UM SUCESSOR


1) Identifique o profissional necessário para a empresa. Veja quem tem as competências que mais casam com o modelo de negócio da companhia. Olhe também num horizonte de até cinco anos, para garantir que o perfil do profissional ainda valerá à empresa no futuro.

2) Escolha pelo menos dois profissionais. Colocar todas as fichas em apenas uma opção é arriscado. Você pode errar na escolha ou perder seu escolhido no meio do caminho.

3) Veja quem se destaca no time. Não olhe só números, porque eles não garantem sucesso. A entrega de resultados é importante, mas também é preciso potencial para assumir outros cargos. Em três anos, é possível ver esse profissional duas posições à frente da atual.

4) Dê pequenos desafios. Delegue tarefas da sua função: mande-o a reuniões importantes, coloque-o como substituto durante suas férias e repasse a coordenação de projetos da área.

5) Pense antes de comunicar o nome do escolhido aos outros. Isso pode causar uma competição desnecessária e impactar na produtividade da área. O sucessor deve ser capaz de, sozinho, emitir os sinais e ser legitimado pela equipe.

 COMO ENTRAR NO RADAR DO CHEFE


1) Seja responsável pelo seu sucesso. Delegar o rumo da carreira ao chefe ou à empresa é metade do caminho para o fracasso. Quem não gerencia a própria carreira se mostra despreparado a gerenciar equipes e negócios.

2) Traga resultados. Esse é o ingresso para entrar na lista dos escolhidos pelo chefe. Além disso, com um bom desempenho, você consegue condições melhores na hora de pleitear uma promoção com o chefe.

3) Defina e compartilhe seus objetivos. Assim você terá mais clareza na hora de traçar uma estratégia e poderá contar com a ajuda dos outros para chegar lá. Peça feedback e dicas para o chefe e outros profissionais experientes. Isso dará uma pista das suas chances e de como se preparar para desafios maiores.

4) Mostre-se. É preciso saber valorizar e expor seu “produto” da forma correta e às pessoas certas. Mostre ideias, coordene projetos e assuma mais riscos. Isso vale também com seus pares, já que é fundamental ter o respeito deles para assumir a posição de chefe.

5) Acompanhe seu progresso. Se preparar para assumir o lugar do chefe (ou qualquer outro cargo) deve ser encarado como um projeto. Para isso, crie métricas para acompanhar seu progresso e corrigir possíveis desvios.

Por Renata Avediani – Reportagem à VOCÊ S/A

Nenhum comentário:

Postar um comentário