sexta-feira, 16 de março de 2012

TESTES PSICOLÓGICOS PARA RECRUTAMENTO E SELEÇÃO


Vejam quais são os testes que podem ser utilizados em um processo de Recrutamento e Seleção



IFP - Inventário Fatorial de Personalidade - O inventário visa avaliar o indivíduo normal em 15 necessidades ou motivos psicológicos, a saber: Assistência, Dominância, Ordem, Denegação, Intracepção, Desempenho, Exibição, Heterossexualidade, Afago, Mudança, Persistência, Agressão, Deferência, Autonomia e Afiliação.


IHS - Inventário de Habilidades Sociais -
Diversidade de situações apresentadas nos itens, coerentemente com o conceito de habilidades sociais, que se agrupam em classes gerais de desempenho indispensáveis para relações satisfatórias e bem sucedidas.


EFS - Escala Fatorial de Socialização - I
nstrumento para mensurar uma importante dimensão da personalidade, associada à quantidade das relações interpessoais típicas das pessoas, tais como: amabilidade, pro-sociabilidade e confiança nas pessoas.


EFEx - Escala Fatorial de Extroversão -
instrumento para mensurar uma importante dimensão da personalidade, associada à quantidade das relações interpessoais típicas das pessoas, tais como: nível de comunicação, altivez, assertividade e interações sociais.


EFN - Escala Fatorial de Ajustamento Emocional/Neuroticismo -
instrumento que pode ser utilizado como recurso clínico para a indicação de transtornos de personalidade. Permite uma avaliação rápida e objetiva de importantes aspectos da personalidade humana: vulnerabilidade, desajustamento psicossocial, ansiedade e depressão.

 
PCL-R - Escala Hare - Este instrumento avalia o grau de risco da reincidência criminal. Até hoje peritos como psicólogos e psiquiatras não dispunham de meios para avaliar esta possibilidade. Esse instrumento pondera traços de personalidade prototípicos de psicopatia. O PCL-R foi projectado para avaliar de maneira segura e objectiva o grau de periculosidade e de readaptabilidade à vida comunitária de condenados, tendo os países que instituíram este instrumento apresentado considerável índice de redução da reincidência criminal.


Pirâmides Coloridas de Pfister - Instrumento de apoio em psicodiagnóstico, avaliação de pessoal e psicologia do trânsito. Técnica projetiva não verbal de avaliação da dinâmica emocional das pessoas, bem como de alguns aspectos de seu funcionamento cognitivo.

TAT- Teste de Apercepção Temática - desenvolvido para medir determinadas características da personalidade, como os motivos, e foi muito utilizado no estudo da motivação.

Z-Teste - Técnica de Zulliger - Desempenho e Capacidade de Produção; Capacidade de Organização; Senso de Objetividade; Capacidade de Análise; Ansiedade Situacional; Controle Geral dos Impulsos; Pensamento Lógico; Criatividade, Espontaneidade e Empatia; Contato Humano e Interação Social; Condições afetivo-emocionais.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BIG 5 - ENTENDA O QUE É E COMO UTILIZÁ-LO PARA AVALIAR SEUS CANDIDATOS

Fazer o recrutamento e a seleção de candidatos é uma tarefa desafiadora. Com tantas atividades, entrevistas,  avaliações  e feedbacks para ...