quinta-feira, 19 de abril de 2018

DESCUBRA COMO FAZER TESTES DE PERSONALIDADE PARA RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Um dos aspectos a ser avaliado na hora de contratar um profissional é se a personalidade do candidato condiz com o cultural fit da empresa — alguns traços são importantes e essenciais, dependendo da função a ser assumida. A realização de testes de personalidade para R&S é importante para determinar esses aspectos e ajudar na decisão sobre qual pessoa é ideal para o cargo.

O que é personalidade?

A personalidade pode ser definida como o conjunto de características marcantes em um indivíduo, montando os padrões de como essa pessoa age, pensa e sente. Também define como cada pessoa vê e reage diante da vida e das relações.
A formação da personalidade é iniciada na infância e vai sendo moldada ao longo do período de crescimento, sofrendo influências do ambiente e do tratamento recebido. Essas características definem os indivíduos e evoluem de acordo com a construção interna do ser humano. É a personalidade que define o que as pessoas têm de diferente entre si e como se destacam diante dos outros.
Alguns traços são bem óbvios e ficam evidentes durante uma conversa ou entrevista de emprego. Outros são desconhecidos até mesmo pela própria pessoa e podem ser revelados por meio de avaliações.

Qual a importância de avaliar a personalidade dos candidatos?

As empresas enfrentam problemas com a retenção de talentos, e boa parte do turnover está ligada ao desalinhamento entre a personalidade dos funcionários e o fit cultural da empresa.
Cada organização tem um perfil de trabalho, com características marcantes entre a liderança e funcionários de destaque. Identificar esses aspectos a fim de definir o perfil da empresa é importante para determinar o Employer Branding e o estilo de atuação, contribuindo até mesmo para a construção da imagem dessa corporação.
Da mesma maneira, é essencial identificar a personalidade dos candidatos às vagas de determinada empresa. Entender como os futuros funcionários vão se comportar é essencial para prever se essas pessoas vão conseguir se adaptar bem ao ritmo de trabalho e à convivência com os demais colegas.
Além disso, é importante checar se essas pessoas têm as características necessárias para desempenhar a função. Por exemplo, para uma boa liderança é essencial ter espírito de equipe, capacidade de inspirar as pessoas e, ao mesmo tempo, empatia e habilidades de comunicação.
Realizar uma boa avaliação de personalidade dos candidatos durante o processo seletivo vai evitar a contratação de pessoas que não se encaixam no clima organizacional da empresa, evitando demissões futuras por inadequação, além de permitir a identificação de algum transtorno que possa prejudicar o andamento do trabalho.

Quais são os principais testes de personalidade para R&S?

Alguns testes de personalidade são usados com mais frequência dentro dos ambientes corporativos, e todos refletem aspectos importantes do comportamento dos candidatos. Destacamos os principais:

Big Five

A teoria do Big Five leva em consideração 5 fatores como centrais para a personalidade, atribuindo porcentagens a cada fator na tentativa de definir a personalidade do ser humano. São eles:
  • abertura à experiência: aborda a apreciação da arte e da beleza, e a recepção à novidade, com facetas como fantasia, sentimentos, estética, ações etc;
  • conscienciosidade: leva em consideração a organização e perseverança, com facetas como competência, ordem, autodisciplina, entre outras;
  • extroversão: tem foco na sociabilidade e se as pessoas usam fontes de energia internas ou externas. As facetas avaliadas aqui são emoções positivas, assertividade, atividade, calorosidade etc;
  • amabilidade: esse conceito leva em consideração a confiança e a honestidade, com facetas como altruísmo, modéstia e empatia;
  • neuroticismo: concentra-se nas emoções negativas e propensão a mudanças de humor. As facetas consideradas são ansiedade, depressão, vulnerabilidade, entre outros.

MBTI

Também chamado como Tipologia de Myers-Briggs, foi criado por duas mulheres fãs de Carl Jung e é um dos testes de personalidade para R&S mais usados no mundo todo.
Ele é realizado por meio de perguntas, que devem ser respondidas por meio de uma escala que varia entre “discordo totalmente” e “concordo totalmente”. A classificação é feita por uma combinação de 4 fatores que podem ser agrupados em: analistas (personalidade racional e intuitiva), diplomatas (com personalidade intuitiva e sentimental), guardiães (personalidade observadora e julgadora) e exploradores (personalidade observadora e perceptiva).
O teste MBTI indica o caminho para melhorar os relacionamentos interpessoais e as aptidões, reconhecendo os principais talentos e dificuldades das pessoas. Esse teste é muito usados em processos de coach.

DISC

A metodologia DISC, criada pelo psicólogo norte-americano William Moulton Marston, avalia o comportamento humano dentro de determinado contexto. Nesse teste, são observadas as ações das pessoas diante de determinada situação, considerando 4 aspectos:
  • dominância: análise do controle, poder e assertividade, motivado por desafios e eficácia;
  • influência: voltado às comunicações e sociabilidade, motivado por liberdade e criatividade;
  • estabilidade: avalia a persistência e paciência, motivado por cautela e eficiência;
  • conformidade: análise dos aspectos relacionados à organização, motivado por lealdade e estabilidade.
Esse método consegue indicar como será o comportamento das pessoas no ambiente de trabalho, mostrando tendências e competências com base na produtividade.

Quantum

Esse método faz a avaliação comportamental com base na linguística, estatística e hipnose Ericksoniana, levando em consideração 4 emoções primárias: ação, comunicação, estabilidade e referenciais.
Nessa avaliação, são feitas perguntas com algumas palavras a serem escolhidas como respostas. Essa palavra permite a medição do nível de acesso às emoções primárias do avaliado.
Os resultados desse teste são disponibilizados em relatórios e demonstram aspectos que influenciam a vida profissional, como relações interpessoais, estilo de liderança, planejamento e organização, trabalho em equipe, iniciativa etc.
Com a realização de testes de personalidade , a equipe de recrutamento da empresa tem mais insumos para fazer a escolha correta, além de conseguir identificar aspectos comportamentais que não ficam evidentes durante as entrevistas.
FONTE: www.kenoby.com

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