Processo de mudanças nos aspectos estruturais e comportamentais nas organizações. Métodos para encarar as ameaças e solucionar difíceis situações, compartilhar a administração da empresa com os colaboradores através do relacionamento entre individuos com cargos de chefia e os demais, a responsabilidade das equipes em desempenhar suas funções e gerenciá-las, transformar gerentes e supervisores em orientadores e estimuladores empregando pesquisas internas para conhecer as reais dificuldades e necessidades enfrentadas pelos funcionários e a partir dai a melhora da organização.
O objetivo do Desenvolvimento Organizacional (DO) é proporcionar às organizações um modo de introduzir mudanças para permitir o crescimento das organizações.
Ações do "DO" visa alcançar objetivos como:
- O Desenvolvimento da competência interpessoal;
- Mudanças nos valores pessoais de modo que os fatores e os sentimentos humanos sejam mais valorizados e considerados;
- Desenvolvimento da compreensão entre as equipes e dentro das equipes;
- Geração de informações objetivas e subjetivas, aliadas e pertinentes no que diz respeito a realidade da empresa bem como assegurar retorno analisado dessas informações;
- Criação de um ambiente de confiança, respeito e não manipulação entre chefes, colegas e subordinados;
- Integração das necessidades e objetivos dos indivíduos que trabalham e colaboram com a empresa;
- Desenvolvimento de um processo de afloração de conflitos, atritos e tensões e posterior tratamento de modo direto, racional e construtivo;
- Aprimoramento dos sistemas e processos de informações, decisões e comunicação das organizações.
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